quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Ser professor, tarefa difícil?


Foto: Ícaro Vinícius
Quase todos os dias ouço pessoas questionando a nós professores sobre o porquê de termos escolhido essa profissão. "Ah! Sofre muito" "Ah! Não recebe bem" "Ah Não tenho paciência" "Ah!Blá blá blá".

Quando escuto isso até entendo os relatos, mas não entendo o porquê do enfoque para os professores, pois acredito que cada profissão tem seus prós e contras. Não é mesmo?

E, afinal alguém tem que ensinar não é mesmo?

Infelizmente a nossa profissão tem sido desvalorizada, e cada vez mais somos desrespeitados e surrados pelo governo e por algumas pessoas alienadas ou desinformadas.

O nosso dia-a-dia é cruel, a nossa realidade é cruel, mas ao contrário do que algumas "antas" pensam, nós estamos lá na batalha todos os dias. Enfrentando esse tsunami que é a escola pública (No meu caso!!), com compromisso e responsabilidade.

A prova disso é quando vemos o avanço de nossos alunos. Esse ano tive o prazer de ter em minha turma um aluno prodígio. Ele fala bem, escreve bem, desenha bem, pinta bem, tem ideias ótimas e é muito carinhoso. Ufa! Um exemplo de menino. Um incentivo para nós professores (Desiludidos e desacreditados!).

Ele participou de um concurso de poesia entre escolas municipais, e conquistou o segundo lugar com o seu poema "Os verbos".
Ele recebeu o prêmio na Câmara de Vereadores, responsável pelo concurso, e ficou muito radiante e feliz.

E eu enquanto educadora me senti realizada, por isso resolvi compartilhar um pouco sobre esse momento. Diante de tantas dificuldades que vivenciamos no nosso dia-a-dia enquanto profissionais.

Às vezes falta tudo, faltam materiais, incentivo, esperança...

Quero dizer que ser professor realmente não é fácil, mas não é fácil somente para essa profissão, para tantas outras também não é?

Então, parem de falar mal, e de nos julgarem apenas por sermos professores.

Comecem a nos dar valor, comecem a conhecer a nossa realidade!!



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário